ENCONTRO DE JULHO DO GRUPO RHTI

A edição de julho do Grupo RHTI da Assespro-RS, realizada nesta terça-feira (16), contou com a presença de Minoru Wakabayashi, CEO da Shopping Brasil, e Débora Alves, Coordenadora de Recursos Humanos. Destacaram o tema “Meu escritório sumiu! E agora? É possível ter alto engajamento no modelo 100% home office?”

Minoru Wakabayashi iniciou apresentando os pilares da Shopping Brasil, incluindo seus valores e cultura organizacional, e como a parte mais subjetiva da implementação do modelo home office foi conduzido na empresa. Ele enfatizou que a relação de confiança entre colaboradores e gestores, assim como a clareza e transparência na comunicação, são fundamentais para o sucesso do home office. Ele reitera que existe um escritório/coworking disponível para os colaboradores que desejam se encontrar. Em uma de suas falas, enfatiza que “(…) o pilar pessoas/colaboradores é mais importante que o pilar clientes”, ainda, de acordo com sua percepção reforça que “o cliente não é o Rei, mas sim deve ser útil ao negócio”.

Por último, Minoru relatou que a pergunta chave que precisa ser feita antes de qualquer definição estratégica e que impacte os colaboradores em uma empresa, segundo sua percepção, é a seguinte: “Qual a alma da sua empresa?”

Débora Alves seguiu com uma apresentação detalhando os aspectos táticos da execução e sustentação do trabalho remoto. Ela reforçou que a comunicação é a chave para a manutenção eficaz do home office, considerando-a o segredo para sua implementação bem-sucedida. “A transparência com a equipe e a entrega da mensagem certa para o grupo certo são práticas essenciais”, relata Débora.

Débora também apresentou como o home office é praticado na Shopping Brasil, destacando o uso do aplicativo Mérito, que organiza a comunicação interna e permite que todos os colaboradores contribuam, promovendo maior proximidade entre eles. O aplicativo também possui um recurso de “Humorômetro”, monitoramento de humor, permitindo acompanhar a quantidade e quem realiza acessos diários, identificando como o(a) colaborador(a) estava se sentindo no momento do acesso. Isso permite uma gestão mais humana e conectada, mesmo à distância.

Por fim, o encontro do Grupo RH TI de Julho contou com a participação de mais uma empresa associada que contribuiu com o compartilhamento de uma de suas práticas que garantiu o selo do GPTW e nota de 92. O espaço proporcionou diversos insights valiosos para o grupo. A importância da comunicação assertiva foi destacada, demonstrando como o modelo home office pode promover autonomia, entrega e confiança entre os colaboradores e a organização. Encerramos o encontro encantados com a apresentação que mostrou que, com a abordagem certa e as ferramentas adequadas, é possível manter um alto nível de engajamento e produtividade mesmo no ambiente remoto.

#Dicas do Encontro!
  • Livro: Obrigado Pela Informação que Você Não me Deu –Autor: Normann Kestenbaum   
  • Sugestão de ferramenta: Matriz da Liderança Situacional – Paul Hersey e Kenneth Blanchard