PIB teve alta de 0,4% segundo trimestre ante o primeiro trimestre
A atividade da economia brasileira no segundo trimestre deste ano está no mesmo patamar do segundo trimestre de 2012 – e ainda 4,8% abaixo do nível mais alto alcançado pelo PIB brasileiro, no primeiro trimestre de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Hoje, o IBGE informou alta de 0,4% no PIB do segundo trimestre ante o primeiro trimestre. Nos primeiros três meses do ano, houve recuo de 0,1% na comparação com o quarto trimestre de 2018.
Segundo a gerente de Contas Trimestrais do IBGE, Claudia Dionisio, ainda não se pode dizer qual a tendência da atividade. É preciso esperar os resultados dos próximos trimestres, diz.
Há, contudo, sinais da continuidade da retomada lenta e gradual que a economia tem apresentado desde 2017.
“Estamos 4,8% abaixo do patamar mais alto, mas já estivemos mais distantes”, diz Rebeca Palis, chefe do Departamento de Contas Nacionais do IBGE.
No primeiro trimestre de 2019, o PIB estava 5,3% abaixo do ponto mais elevado da série. Outro aspecto mencionado por Rebeca é que a economia está 7% acima de seu ponto mais baixo, referente ao quarto trimestre de 2016.
Fonte: Valor Investe
29 de agosto de 2019