Em junho, o Dr. Luis Alexandre Cerveira, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Diversidade na Faculdade IENH, foi o convidado do RHTI para falar do tema “Diversidade como vantagem competitiva”.
Cerveira destacou que existe uma série de fatores que levam as empresas a pensar a diversidade, como mudança de governo, pressão de clientes e/ou fornecedores e até legislação específica. Contudo, o tema precisa fazer sentido para o negócio e é necessário ter o envolvimento da alta gestão das organizações.
“É importante usarmos termos do negócio e nos servirmos de pesquisas e dados que indiquem que a diversidade é capaz de resultar não só em uma melhora nos ambientes de trabalho como aumento de criatividade e também na chance de maior lucratividade”, destacou.
Segundo dados da McKinsey de 2017, as empresas no quartil superior para diversidade de gênero em suas equipes executivas eram 21% mais propensas a ter lucratividade acima da média do que as empresas no quartil inferior. Com relação à diversidade étnica e cultural, os dados indicavam 33% de probabilidade de performance superior.
“As pessoas têm que se empoderar de dados que façam sentido para o grupo que elas têm de convencer”, disse. “Se antes era uma opção de mercado fazer diversidade, hoje não é mais”.
Cerveira enfatizou também a importância dos aspectos culturais, que são fundamentais e que cada empresa terá desafios diferentes para trabalhar o tema da diversidade, e sensibilizou sobre a relevância do cuidado em relação às fontes consultadas para se tratar o tema nas organizações.
Ele apontou ainda para assuntos como viés na hora de contratação e convidou para que sejam revistos os modelos de captação de talentos. Por fim, destacou ser necessário haver alguém na organização que lidere o assunto, que tenha acesso à alta gestão para levar o tema para frente e que tenha conhecimento técnico para estabelecer e controlar métricas. “Só boa vontade não vai nos levar adiante nesse sentido. É preciso trabalhar a diversidade pelo viés do negócio. Acredito que este seja o grande salto que devemos dar”, concluiu.
Sobre o Grupo RHTI
Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.
Quem pode participar?
- Profissionais de RH (Pessoa física)
- Profissionais de RH (Através de empresas)
Formato
- Encontros mensais,
- Terceiras terças-feiras de cada mês.
- Das 9h às 10h30 na modalidade online
Faça a adesão AQUI e participe dos próximos encontros!
- Fonte: Vicente Reis Medeiros – Imprensa & Conteúdo
- Imagem: Assespro-RS
- 26 de junho de 2023