DB completa 30 anos de trajetória

Desenvolvedora de software se estabelece ainda mais como uma das principais expoentes do mercado tecnológico brasileiro

Gerir uma empresa é um desafio enorme, e fazê-la crescer é ainda mais difícil. Porém, desenvolver uma marca referência e torná-la relevante em sua área por três décadas é algo destinado somente para aqueles cujo trabalho alcançou a excelência. E é isso que a DB conquista ao comemorar o seu trigésimo aniversário, 19 deles como integrante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Eduardo Peres, sócio-fundador da DB. Foto: Produção DBServer

Criada em 7 de janeiro de 1993 por ex-alunos do curso de computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a DBServer, como era o nome da empresa anteriormente, nasceu da identificação de uma lacuna a ser preenchida no setor dos bancos de dados das empresas. Eduardo PeresVerner Heidrich e Mario Bastos, sócios-fundadores, perceberam a necessidade da implementação adequada dos sistemas de bancos de dados nas estruturas de rede. Naquele momento, existiam os grandes fornecedores de bancos de dados e os fornecedores de redes de computadores. Entretanto, não tinha alguém que pudesse fazer a integração desses dois mundos. Com isso, nasce a DBServer, nome originário de Database Server.

Após o surgimento da empresa e a escolha pela área, o passo seguinte foi associar-se a uma grande provedora de banco de dados mundial. A empresa escolhida foi a Informix. Eduardo Peres, atual CEO e diretor da DB, conta como foi a primeira reunião com o distribuidor da Informix no Brasil. “Nos perguntaram quantas pessoas tínhamos na empresa, e contamos que éramos três na área técnica, três no marketing e três no comercial, o que nós não dissemos foi que eram os mesmos três em todas as áreas. Nós brincávamos muito com isso, mas representava uma multidisciplinaridade que sempre esteve presente em nosso trabalho”, destaca Eduardo. 

Durante os primeiros dois anos, apenas os três sócios fundadores participavam e levavam a empresa adiante, eles dividiam seu tempo entre a DB e outros trabalhos. Foi preciso persistência para que o negócio se tornasse sustentável e seus membros pudessem se dedicar integralmente ao trabalho. Até porque, a proposta inicial era de ser uma empresa de consultoria. “Na medida em que nós íamos oferecendo soluções para nossos clientes e provendo treinamento, eles nos chamaram e disseram que gostariam de construir conosco as soluções de software. Então, começamos a buscar pessoas no mercado e formá-las para essa demanda. Foi então o começo do crescimento da empresa”, completa Eduardo. 

A DB passou por um processo de evolução até sua entrada no Tecnopuc. Nos primeiros anos teve um crescimento lento passando para 20% anualmente. A chegada ao Parque era a oportunidade para a empresa exercitar o seu DNA de união entre academia, iniciativa privada, pesquisa e desenvolvimento. A oportunidade de vir para o Tecnopuc partiu de uma provocação de Eduardo para o Superintendente do Parque, Jorge Audy. “Nós estávamos em um evento e eu disse: o Tecnopuc acolhe as grandes empresas multinacionais, mas quando é que vão acolher as empresas gaúchas? Daí ele me olhou e disse: então vem”. Então, em 2004, a DB tornou-se a primeira empresa gaúcha a integrar o Tecnopuc. 

Verner Heidrich, sócio-fundador da DB. Foto: Produção DBServer

O impacto de estar presente nesse ecossistema foi imediato para a DB. Logo após a sua chegada, ela foi escolhida pela Visa para o desenvolvimento de um software de grande porte. O fato de fazer parte do Tecnopuc deu credibilidade para a proposta de trabalho da DB. Outro benefício, foi a construção de programas de capacitação continuada, gerando assim, programas de geração de talentos em parceria com a Dell e a Tlantic, criando uma comunidade entre as empresas, buscando solucionar problemas em comum. 

Desde o início, a DB foi provedora de soluções para empresas instaladas no Tecnopuc, desde grandes empresas até startups no início de seus trabalhos. “Nós já fechamos vários negócios através de interações provocadas pelo parque, ou de visitas de empresas que estavam participando de atividades. Então, nesse sentido, o Tecnopuc funciona como uma grande vitrine, de atração, de oportunidades, um grande espaço de formação e de conexões”, acrescenta Eduardo.

Em seus 30 anos de vida, a DB construiu uma história de destaques e conquistas. A empresa que começou com três sócios fundadores se dividindo em funções nas quais não possuíam tanta experiência, migrou para o Tecnopuc com uma equipe de 50 pessoas para um espaço de 200 metros quadrados. Hoje, ela possui um time de 600 pessoas com vertentes em São Paulo e na Austrália. O Tecnopuc se orgulha muito de ter tido a oportunidade de acompanhar o crescimento da marca ao longo desses quase 20 anos. Desejamos a toda a equipe DB um feliz aniversário, repleto de alegria e novas conexões. Que venham os próximos 30 anos!

 

  • Fonte: tecnopuc.pucrs.br
  • Imagem: Captura de Tela – https://db.tec.br
  • 09 de janeiro de 2023