Os participantes do GT de Segurança e Privacidade de Dados da Assespro-RS conheceram mais sobre a Dark Web no encontro realizado nesta terça-feira (29), com a participação de Daniel Cantuária, especialista em direito digital e cibersegurança, e Luciano Takeda, analista de segurança da informação, que falaram sobre o tema “Dark Web: velocidade das ações, comércio de dados e migração de golpes”.
Os convidados apresentaram o que é e para que serve a dark web, as formas de acesso e como é seu funcionamento. Destacaram que foi desenvolvida no final dos anos 90 pelo governo norte-americano para garantir o anonimato para quem utilizasse essa rede. Em seguida, fizeram uma demonstração de acesso à dark web, mostrando os serviços que são disponibilizados e os tipos de conteúdos que compartilhados.
Cantuária observou também que a dark web não é utilizada apenas para negociações ilícitas. O Facebook, por exemplo, tem a sua página nessa rede para permitir o acesso de usuários em países com forte censura. Além disso, é possível fazer uma série de pesquisas para fins de conhecimento que não estariam disponíveis na chamada “internet regular”.
Em relação aos vazamentos de dados, Cantuária destacou que podem advir de erros humanos, má configuração de plataformas, ataques hackers, uso de sistemas operacionais de fontes não homologadas e atualizadas, antivírus e softwares desatualizados, aplicativos baixados de fontes não confiáveis, entre outros.
Quer participar? Faça sua adesão!
Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados
Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.
O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%.
A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.
- Fonte: Vicente Reis Medeiros – Imprensa & Conteúdo
- Imagem: Assespro-RS
- 30 de agosto de 2023