Uma comitiva da prefeitura participa do South Summit Madri, na Espanha, desta quarta-feira,8, a sexta-feira, 10. O objetivo da participação no evento é construir a edição de 2023 em Porto Alegre. Integram a comitiva o vice-prefeito Ricardo Gomes, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, a diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela, e o secretário adjunto de Governança e Coordenação Política, Alexandre Borck.
“Vamos em busca de novidades e de novas possibilidades de geração de negócios e de interações tecnológicas, fazendo a próxima edição ainda maior e mais proveitosa do que foi a primeira”, observa Gomes. Leticia aponta que na edição 2022 do evento, em Porto Alegre, foi possível comprovar o quanto movimentos dessa natureza mobilizam a cidade em torno de um objetivo comum. “Porto Alegre já vem demonstrando, em diferentes iniciativas, que tem vocação para inovar e se transformar. O South Summit foi uma coroação dessa caminhada. Precisamos agora identificar onde podemos ser ainda melhores na próxima edição”, aponta.
Para Borck, o South Summit é um evento que movimenta a quádrupla hélice e constrói um forte legado de governança em sua vinda para Porto Alegre. “Estruturar esse legado de colaboração resolutiva para transformação social é a nossa busca nesta missão”, observa.
Inspiração para o 4D – Além do South Summit, a comitiva irá visitar o 22@, em Barcelona, uma área icônica da cidade, que foi transformada por um movimento chamado Pacto pela Inovação, iniciado em 1990. “Este bairro é uma inspiração ao que queremos para Porto Alegre, principalmente na revitalização do Quarto Distrito. Agregar essas referências são essenciais ao desenvolvimento da cidade”, afirmou Perrone.
As lições aprendidas na concepção do 22@, que durou cerca de 20 anos, passam pela importância do trabalho cooperativo, por parcerias públicas e privadas, pelo papel de liderança pública municipal e pelo alinhamento das estratégias de desenvolvimento da cidade com a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.
“Como empresa pública de TI, temos o compromisso de nos conectar com o que há de melhor no mundo e trazer iniciativas que se apliquem ao contexto da nossa Capital”, observa Letícia.
- Fonte: prefeitura.poa.br – Texto: Liana Rigon, Manoela Tomasi e Vinicius Santos; Edição: Andrea Brasil.
- Imagem: Freepik
- 07 de junho de 2022