Com que humor eu vou? A inteligência emocional no RH é o tema do mês de setembro do Grupo RHTI

No mês de setembro, o Grupo RHTI da Assespro-RS se reuniu para debater o tema: “Com que humor eu vou? A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO RH”, apresentado por Alessandra Gonzaga, Diretora da Escola Conexão IE.

Inicialmente, Alessandra enfatizou que todo pensamento chega à nossa mente já imerso em alguma emoção, e que a forma como nos sentimos afeta diretamente os nossos pensamentos e consequentemente os ambientes que frequentamos e as pessoas que nos rodeiam. Segundo ela, a maneira como você se sente faz parte do que você é!

Na sequência, Alessandra define a inteligência emocional como um conjunto de competências específicas para o autoconhecimento e a regulação das emoções. Ela também instigou os participantes a refletirem sobre a pergunta: “Qual efeito nós provocamos nas outras pessoas?”.

Durante a palestra, Alessandra apresentou um “quiz” interativo, perguntando aos participantes “como você se sente agora?”, utilizando as cores azul, verde, vermelho e amarelo para representar diferentes estados emocionais. Assim, ela demonstrou na prática as quatro zonas do humor existentes e destacou que estamos sempre em transição entre elas.

Conhecemos diferentes estratégias de regulação emocional, como movimentar o corpo quando se está na zona vermelha, respirar com consciência quando se está na zona amarela, ou conversar com outras pessoas quando se encontra na zona azul, por exemplo.

Outro ponto abordado foi como utilizar a inteligência emocional no ambiente organizacional, especialmente ao conduzir conversas difíceis. Segundo Alessandra, essas conversas podem ser difíceis por três motivos:

  1. É difícil porque você vai precisar lidar com uma pessoa desafiadora;
  2. É difícil porque o assunto ou matéria é complicado de abordar;
  3. É difícil porque você não está no seu melhor humor para falar com qualquer pessoa (ainda mais se houver os fatores 1 e 2 para isso), ou o momento da conversa não é o ideal.

Por fim, Alessandra ressaltou que, para as situações apresentadas no primeiro e terceiro casos, a inteligência emocional é essencial. Já no segundo caso, o preparo adicional pode ajudar a mitigar inseguranças, sendo igualmente útil contar com inteligência emocional. Ou seja, existem inúmeras maneiras de aplicar as competências socioemocionais na gestão de pessoas, seja para compreender as nossas emoções e dos outros, ajustar o estado emocional, ou simplesmente para conseguir falar o necessário com assertividade, honrando as necessidades do outro com empatia.

Nossos agradecimentos especiais à Alessandra por compartilhar tanto conhecimento e enriquecer nosso encontro!

 

  • Fonte: Assespro/RS
  • Imagem: Assespro/RS
  • 24 de setembro de 2024.