Na Era da customização, cada um de nós quer ser tratado como único. E esse desejo tem se expandido para o campo das relações de trabalho. “É fato que todo profissional trabalha visando a recompensa financeira proporcionada pelo salário. Mas não é só isso. Ele deseja se sentir valorizado, percebido e tratado como um ser humano individual, e o benefício diferenciado tem o poder de gerar essas sensações”, afirma Bruno Carone, co-fundador da startup Férias & Co., primeira empresa a criar sistema de benefícios de viagens para colaboradores no mundo.
Como consequência do investimento da empresa no bem estar e saúde mental da equipe, o profissional tende a entregar à empresa, além do seu tempo, mais produtividade e engajamento. Ou seja, todos ganham. Diante disso, o executivo recomenda aos gestores de RH ter atenção a cinco boas práticas para estruturar o pacote de benefícios da equipe e reduzir o turnover:
1. Escute a equipe
Antes de implementar um benefício ou ao longo do relacionamento com o colaborador é fundamental fazer uma pesquisa interna sobre as preferências de cada um. Alguns benefícios, como créditos para viagens, são paixão nacional. Mas outros, como subsídio para academia, curso de idiomas e salão de beleza, entre outros, precisam ser implementados com base no desejo da maior parte do seu público-alvo.
2. Atenção na escolha do parceiro do benefício
Na escolha do parceiro que vai oferecer o benefício, prefira aquele que se disponha a ser seu parceiro de pensamento, escolhendo uma opção que agregue valor para a vida do colaborador e que, ao mesmo tempo, esteja alinhado à visão, missão e valores do seu negócio e, de alguma forma, beneficie a sua companhia.
3. Ofereça benefícios diferenciados
Plano odontológico, seguro saúde e home office já não são mais diferenciais quando o assunto é benefícios corporativos para empresas. Os profissionais esperam mais e estão atentos a esse quesito, estejam eles buscando recolocação ou movimentação no mercado. Por isso, é preciso se diferenciar da concorrência com benefícios únicos e inovadores.
4. Defina a dinâmica das ofertas
Ao agregar um benefício ao pacote, é fundamental que estejam bem definidas as informações de quem pode usar o que, quando e como. Dados sobre regras e restrições são importantes tanto para a tranquilidade da equipe quanto do RH, quanto para otimizar o dia a dia do departamento no esclarecimento de dúvidas dos colaboradores.
5. Invista na comunicação das ofertas
Um dos pilares de sucesso de um benefício é o empenho do RH para engajar os colaboradores no seu uso. Dessa forma, invista na ação de comunicar a existência da oferta. Nesse processo, vale a pena elaborar um guia – físico ou on-line – com as principais informações e disponibilizar um canal para o esclarecimento de dúvidas.
O executivo acrescenta que, quando estão satisfeitos, os colaboradores se tornam embaixadores naturais da companhia, propagando ao público externo as vantagens de trabalhar na organização. “Ou seja, além de se manterem conectados à marca, ainda inspiram outras pessoas a fazerem parte da equipe. Paralelamente a isso, com benefícios flexíveis, a equipe de recrutamento e seleção terá ferramentas diferenciadas para se destacar da concorrência diante dos candidatos de talento, que estão cada vez mais disputados, e reduzir o índice de turnover”, afirma Carone.
- Fonte: Contadores.cnt.br
- Imagem: Freepik
- 18 de abril de 2022