Congresso de Direito Digital propõe reflexões sobre o uso de novas tecnologias
Sendo uma área em constante transformação, o Direito Digital ganha evidência na medida em que o avanço das ferramentas de tecnologia vêm impactando a Justiça e o exercício da advocacia. Diante desse contexto, a Cidade da Advocacia recebeu, por mais um ano, o Congresso de Direito Digital. Sob a organização da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade (CEPDP) da OAB/RS, o encontro reuniu o que há de mais atual na matéria.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, pontuou um dos objetivos para a criação da Cidade da Advocacia. “O nosso desejo é que cada uma e cada um que venha à Cidade saia daqui mais advogado e mais advogada; que volte para o seu escritório com ainda mais orgulho da nossa profissão.”
O presidente da CEPDP da OAB/RS, Juliano Madalena, salientou que “a Comissão tem trabalhado de forma intensa para assegurar que todas as novas tecnologias estejam alinhadas com a proteção dos direitos fundamentais.”
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Bruno Miragem. Reconhecido pelo seu trabalho nas áreas do Direito do Consumidor, Miragem abordou em sua fala o processo de crise e renovação da responsabilidade civil, impulsionado pelas novas tecnologias e pelas relações jurídicas dela decorrentes. Ainda pela manhã, os painéis seguintes trataram da inteligência artificial (IA) no que se refere à regulação das ferramentas e o uso da IA nas campanhas eleitorais.
À tarde, as discussões do Congresso abordaram cibersegurança, reforma do Código Civil e proteção de dados sensíveis. Os palestrantes compartilharam dicas, como a troca regular de senhas, o não compartilhamento de dados, a observação de links recebidos, entre outros. A programação foi finalizada com a realização do Colégio de Presidentes das Comissões de Proteção de Dados.
- Fonte: oabrs.org.br
- Imagem: Freepik
- 16 de agosto de 2024.