Em 2019, o crescimento previsto no investimento em publicidade digital na região latinoamericana alcançará um valor de aproximadamente 9,17 bilhões de dólares, é o que aponta os últimos dados da pesquisa do eMarketer ‘Latin American Ad Spending 2019’, que tem a Logan, agência especializada em desenvolvimento de estratégias de marketing mobile na América Latina, com uma das principais fontes de informação.
Segundo o eMarketer, a tendência é que quase um terço dos gastos com mídia sejam convertidos em investimentos para plataformas digitais. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil será o maior mercado de anúncios mobile na América Latina, com mais da metade (50,7%) dos gastos regionais, seguido do México (17,7%) e Argentina (4,2%).
Apesar dessa evolução, a publicidade na América Latina ainda é inferior à média mundial, visto que cada vez mais as pessoas se conectam por dispositivos móveis, levando as marcas à recorrem para estratégias digitais, com o objetivo de conhecerem melhor seus potenciais consumidores.
A inversão para investimentos em estrutura digital se dá devido à melhora no acesso à internet móvel, com planos de telefonia mais baratos e o aumento expressivo de vendas de smartphones – todos esses fatores levam ao crescimento da publicidade mobile na região, cujos gastos devem representar 62,7% dos investimentos digitais.
Além disso, os investimentos do país no digital contribuíram para este crescimento significativo do mercado nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo uso das redes sociais (54,4%), seguido pela audiência de vídeo (51,4%). Assim, o país continuará a ser o maior mercado digital de anúncios na América Latina com mais de metade (53,7%) de todos os dólares em publicidade digital gastos na região este ano.
A expectativa é que até 2023 sejam gastos cerca de 5 bilhões de dólares em mídia mobile e o total de ad spending passe dos atuais 64,1% para 82,1%.
Fonte: TI Inside
15 de abril de 2019