Atração e retenção de talentos é tema do encontro de março do RHTI

O encontro de março do Grupo RHTI da Assespro-RS teve como tema central a atração e retenção de talentos nas empresas de tecnologia, assunto que foi apresentado por Daiane Teixeira, da OpServices; Janice Steffen e Andréia Nogueira, da Cigam; e Tatiane Borges e Kelen Silva, da Processor.

Daiane destacou cada uma das etapas do processo seletivo da empresa: abertura da vaga, divulgação, mapeamento dos candidatos, entrevista com RH, entrevista com gestor, teste técnico ou entrevista técnica, avaliação comportamental, proposta de trabalho, onboarding e acompanhamento nos primeiros 90 dias para verificar a adaptação do colaborador.

Para a gestora, uma das características principais da cultura da empresa é procurar valorizar as pessoas. “Sempre dou feedback para todos os candidatos que participam da seleção. Isso é algo bastante elogiado e que está bem alinhada com nossa cultura”, destacou.

Janice e Andréia destacaram dois programas de formação internos da empresa, o Cigam Devs e o Cigam Labs, que foram criados pela necessidade de contratação e pela falta de profissionais de TI no mercado. “Aqui na Cigam trabalhamos para contribuir socialmente com o preparo, desenvolvimento e capacitação das pessoas, dando oportunidade de aprendizado de conceitos e práticas relacionadas ao planejamento e construção de softwares”, destacou Andréia.

As gestoras apontaram ainda o que chama a atenção dos candidatos na Cigam, como a valorização dos profissionais, a solidez no mercado de TI e o selo GPTW, e o que os faz permanecer, como alinhamento de valores, o sentir-se em família, plano de carreira, os desafios e o acompanhamento de desafios.

Por fim, Tatiane e Kelen apresentaram as etapas de R&S na Processor, partindo da divulgação das vagas até finalizar com o retorno positivo ou negativo aos candidatos. A esse respeito, destacaram que os processos internos são os mais ágeis possíveis e que mesmo assim o tempo para contratação pode chegar a 30 dias, aproximadamente.

*Gravação do encontro: A gravação do encontro foi disponibilizada exclusivamente aos integrantes com adesão através do Grupo no LinkedIn! 


Sobre o Grupo RHTI

Criado há mais de cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • Imagem: Captura de tela 
  • 18 de março de 2022