Assespro-RS lança observatório inédito que mapeia o setor de TI no Rio Grande do Sul

Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (30), durante a programação oficial do South Summit Brazil 2023, o Observatório Assespro-RS, uma iniciativa inédita para mapear o setor de tecnologia no Rio Grande do Sul. O projeto conta com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do RS e foi apresentado no RS Innovation Stage, palco do governo gerenciado pela SICT.

O Observatório Assespro-RS disponibiliza, em tempo real, dados das empresas do setor, distribuição espacial, perfil das unidades locais de produção e emprego, particularidades do setor gaúcho em relação ao Brasil, formação superior em cursos relacionados ao setor e relevância econômica do setor em comparação ao PIB do RS, entre outros. Os resultados já mostram que, por exemplo, o número de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) passou de pouco mais de 9 mil para mais de 12 mil entre 2006 e 2021 – o que representa 1,88% das empresas ativas no Rio Grande do Sul – e que em outubro de 2020 houve um pico de contratação de profissionais que chegou a 3,8 mil admissões. O estudo também revelou que no município de Alegrete existem 409 estudantes matriculados em algum curso de tecnologia e que no COREDE Sul havia mais de 2 mil pessoas empregadas em empresas de TI em 2021.

Para o presidente da Assespro-RS, Marcelo Streck, o Observatório é uma entrega para a sociedade civil sobre uma demanda antiga do setor. “É uma moldura do que vem acontecendo há muito tempo no estado. Com dados, fica mais fácil prever o futuro e de se pensar em políticas públicas acertadas”, explicou. Em sua fala, lembrou que a necessidade de se ter dados fidedignos atualizados foi a motivação maior para a criação do observatório. A iniciativa também foi movida com o intuito de devolver algo para a sociedade de forma a melhorar o ecossistema de TIC no estado.  

Também presente no painel, o VP de Comunicação da Assespro-RS, Jorge Krug, que também é diretor de TI do Banrisul, destacou a importância de o lançamento acontecer em um local do governo, como é o RS Innovation, promovendo a discussão sobre temas úteis ao setor público. “Este trabalho tem o efeito de tracionar o desenvolvimento do estado através da organização de dados”, disse. 

O Observatório Assespro-RS deve ficar disponível ao público no formato de um dashboard interativo, apresentando séries temporais e mapas com dados do setor de TIC no estado. As informações podem ser acessadas filtrando por COREDES (regiões) e cidades. A ferramenta também oferece um comparativo das métricas do RS em relação às nacionais. Na plataforma, estão disponíveis informações como a participação do setor de TIC na economia do RS, a geração de empregos, indicadores de pressão salarial (indicador de “aquecimento” do mercado, com médias salariais das entradas e saídas de pessoas no mercado) e distribuição geográfica de cursos e empregos na área.  

O lançamento teve momento destinado, ainda, à apresentação das funcionalidades da plataforma, conduzida pelo sócio-fundador da empresa Vélos, Guilherme Stein. Segundo ele, o objetivo da iniciativa foi criar um observatório para ser consultado por todas as partes envolvidas: governo, universidades e empresas. Felipe Garcia, professor de Economia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), trouxe sua visão sobre o papel do observatório no mercado de trabalho gaúcho. “Nós precisamos de dados, porque isso nos traz dinamismo e só assim conseguimos pensar em políticas públicas realmente eficientes”, explicou. 

O Observatório Assespro-RS pode receber contribuições de organizações específicas. No caso de associações de classe, sindicatos ou órgãos públicos, é possível dialogar sobre troca de dados, compartilhamento e formas de melhorar ainda mais o projeto. Já empresas privadas, grupos econômicos ou fundos patrimoniais são convidados a patrocinar a iniciativa e viabilizar a manutenção do Observatório. Em ambos os casos, os interessados podem obter mais informações e entrar em contato pelo site www.assespro-rs.org.br/observatorio-assespro-rs

Happy Hour e reunião estatutária no South Summit

Além da apresentação do Observatório, a Assespro-RS promoveu outras atividades durante o South Summit Brasil. Uma delas foi o happy hour no primeiro dia do evento, uma ação de sucesso que também foi promovida na primeira edição South Summit e que reúne associados, lideranças e convidados da Assespro-RS para um momento de descontração e networking. Já no segundo dia foi realizada uma reunião da diretoria estatutária com participação do presidente da Federação Assespro, Christian Tadeu Santos.

 

Marcelo Streck, Presidente Assespro-RS; Jorge krug, VP Assespro-RS e Diretor Banrisul; Julio Ferst, Ex-Presidente Assespro-RS e Gestor Tecnopuc; Guilherme Stein, sócio-fundador Vélos; e Felipe Garcia, Pesquisador e Professor de Economia na UFPel.
Vice-Prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes
Presidente da Federação ASSESPRO, Christian Tadeu; Vice-Prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes e Gestor do Tecnopuc, Julio Ferst.