Assespro-RS e Instituto SENAI discutem IoT, computação em nuvem e TI

A Assespro-RS e o Instituto SENAI de Inovação realizaram o webinar Conectando IoT, Computação em nuvem e TI nesta quarta-feira (11), com a participação de Moisés Pontremoli, fundador e CEO da Ponfac, Bruno Ferreira de Sousa, fundador e CEO da Industry Care, e Fernando Nachtigall, diretor-executivo na InfraTI.

O encontro teve mediação de Bruno Trasatti, gerente de projetos do Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, e apresentou ao público exemplos de desenvolvimento de tecnologias da Indústria 4.0, como sensores por imagem, coleta automatizada de dados, big data industrial e alternativas para infraestrutura.

Pontremoli apresentou uma série de soluções em sistemas para inspeção visual automatizada para a Indústria 4.0 utilizadas pelas indústrias automotiva, de papel e celulose, alimentícia, calçadista, siderurgia e aplicações bancárias. Entre elas, destacou a visão robótica para orientação do robô sobre modelo e posicionamento dos para-choques na linha de produção de automóveis e também para aplicação de adesivos.

Já Souza apontou também os três maiores desafios da Indústria 4.0 (infraestruturais, tecnológicos e financeiros) e mostrou a forma de atuação da Industry Care, considerada uma startup de impacto, em que a empresa assumem as despesas de capital de sensores e medidores IoT e integram com as bases de dados do cliente, entregando, em tempo real, dados contextualizados para ajudar nas tomadas de decisão. O executivo destacou ainda que, somente em eficiência energética, conseguem economizar de 9% a 19% em apenas dois anos.

Por fim, Nachtigall falou de redes convergentes e apresentou um framework desenvolvido pela Cisco, tido como cenário ideal para trabalhar a estrutura de rede industrial. “Quando falamos em infraestrutura de transformação digital, é uma jornada. A questão é o timing das aplicações estarem chegando junto com o timing da infraestrutura estar pronta”, apontou. O executivo tratou ainda de micro segmentação, acesso remoto, design de segurança e acompanhamento de fluxos.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros – www.vicentemedeiros.com.br
  • Foto: Freepik
  • 12 de agosto de 2021