A Assembleia Legislativa lançou, na tarde desta segunda-feira (17/6), a Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa, que tem por objetivo fomentar o tema para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, reuniu em sua instalação reitorias acadêmicas, direções de parques tecnológicos, além do Governo do Estado e de deputados de diversos partidos.
Idealizador da proposta, o deputado estadual Fábio Branco (MDB) destacou a importância de um ambiente receptivo e propício ao debate, bem como os recursos de conhecimento no Estado, capazes de qualificá-lo e torná-lo mais competitivo ao setor produtivo.
“Somos referências em ensino superior e em parques tecnológicos. Temos uma política de Estado que agrega essas vertentes e que, portanto, está comprometida em atuar como uma indutora do desenvolvimento em diferentes regiões”, considerou Fábio.
Para o deputado, alinhar as fontes de conhecimento ao setor produtivo é imprescindível para um Estado cada vez mais protagonista e moderno. “O maior programa social que existe é aquele que gera emprego, agregando valor para a nossa matéria-prima”, afirmou.
Em nome do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o vice-presidente e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, apresentou os dados referentes a pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino superior gaúchas. O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, por sua vez, dispôs as diretrizes para o alcance de resultados.
A Frente Parlamentar
Com a adesão de 25 deputados estaduais, a intenção é proporcionar, no Legislativo Gaúcho, um ambiente de discussão entre o poder público e os principais setores de educação e pesquisa do Estado, capaz de acompanhar e avaliar as matérias vinculadas à inovação, ciência e tecnologia que sejam essenciais para melhorar a produtividade e a competitividade do setor produtivo e industrial gaúcho.
A partir da abertura dos trabalhos, as reuniões ocorrerão a cada 45 dias, sempre com pautas definidas em conjunto pelo grupo.
Presenças
Também participaram do ato os deputados estaduais Carlos Búrigo, Tiago Simon (MDB), Edson Brum (MDB), Eric Lins (DEM), Frederico Antunes (PP) e Capitão Macedo (PSL), o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, o secretário executivo da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Artur Gibbon, o representante Fiergs, Daniel Randon, entre outros.
Fonte: © Agência de Notícias ALRS
18 de junho de 2019