Articulista Assespro-RS – Coronavírus: Prudência, Planejamento e Boas Práticas, Aline Deparis

À medida que os efeitos do novo coronavírus, ou COVID-19, se expandem por toda a economia global, o tempo é essencial para planejar com antecedência o seu time , clientes e negócios. Embora exista a possibilidade de que a propagação do vírus seja controlada ou que o impacto para a população global não seja tão severo quanto o previsto inicialmente, é prudente não entrar em pânico, mas planejar o pior caso, esperando um resultado melhor, seguindo as boas práticas de gerenciamento de riscos e plano de continuidade de negócios.

Alguma ansiedade é normal e justificada, especialmente ao levar as pessoas a tomar precauções contra a contração ou a disseminação do novo coronavírus. Na quarta-feira (11 de março), a OMS declarou ser uma pandemia e os sistemas de saúde em alguns países estão sendo levados à níveis de exigência jamais vistos nos últimos anos de paz ,com escassez de leitos hospitalares, profissionais e falta de instrução.

Muitas das maiores empresas do mundo começaram a pedir que seus funcionários trabalhem em casa esta semana, enquanto trabalham para isolar seus negócios e trabalhadores contra os efeitos do surto de coronavírus. Twitter, Microsoft, Amazon, Google e Facebook pediram aos funcionários da área de Seattle(EUA) que trabalhassem em casa e várias empresas e órgão do governo brasileiros também começam a seguir a mesma estratégia.

Eventos que geram interrupções nos negócios, como o coronavírus, são situações dinâmicas e devem ser vigiados o tempo todo. Ter um plano dinâmico em prática é essencial para ajudar seus funcionários, clientes e partes interessadas a encontrar respostas às suas perguntas e navegar com eficiência pela situação dentro do melhor cenário possível.

Elencamos abaixo 10 ações práticas que você pode tomar na sua empresa de tecnologia para ajudar a combater esse surto e minimizar o impacto para os negócios.

Trabalho remoto

Existem várias soluções gratuitas e pagas que possibilitam um trabalho eficiente e remoto.  Na semana passada, o volume de bate-papo no Microsoft Teams aumentou 50%, enquanto as reuniões em vídeo e áudio aumentaram 37% em comparação com a semana anterior. Plataformas como Zoom, Google Hangout e Slack também passaram a oferecer versões gratuitas e com planos mais flexíveis nos últimos dias.

Monitore conteúdo falso

As chamadas “fake news” não devem ser incentivadas. Monitore a comunicação da sua empresa e ajude na conscientização do quanto é prejudicial compartilhamento de conteúdo falso.

Evite o pânico

Crie um canal de comunicação transparente e seguro para que seus funcionários possam fazer contato e notificar uma possível suspeita de sintoma. Apoio o mesmo na comunicação com a vigilância sanitária e realize o impacto e probabilidade de contaminação na empresa.

Dispensa dos grupos de risco

Idosos, diabéticos e hipertensos estão no grupo de maior risco. Geralmente, os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças oriundas de infecções, como a COVID-19. Além da SBI, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde também colocam os mais velhos entre os principais afetados pelos maiores índices de letalidade do coronavírus. Segundo a BBC, o novo coronavírus chega a ser quase sete vezes mais letal entre quem tem mais de 80 anos. Se você possui funcionários deste grupo, considere fortememente uma prevenção como trabalho remoto.

Desenvolva planos de contingência para cada um de seus públicos e funções organizacionais

Caso ocorra um surto perto de seus escritórios, o que deve acontecer primeiro, segundo e terceiro? Quem está autorizado a tomar decisões rápidas? Quem deve ser informado? Por quais métodos de comunicação? Que mensagens eles devem ouvir? Quais são os protocolos para fornecer atualizações?

Proteja as informações sensíveis

Respeite a privacidade das pessoas. Dados de saúde, de acordo com a LGPD, são dados sensíveis e não podem ser disseminados de forma irresponsável. Um boato quanto à uma possível infecção pode levar ao pânico, discriminação e prejuízos quanto ao direito à privacidade das pessoas.

Aumente os cuidados

Disponibilize na sua empresa opções de limpeza adicionais como álcool-gel, desinfetantes e guias de boas práticas e cuidados no elevador, restaurante, transporte público e outros ambientes de maior aglomeração de pessoas.

Viagens de negócios

Muitos eventos de grande porte foram cancelados como o jogos de futebol, privacytech, Lollapalooza, SXSW, justamente para reduzir o impacto na proliferação do vírus. O seu cliente irá compreender se você pedir para mudar a data de viagens de negócios para não expor seus funcionários e clientes à ambientes de risco sem necessidade.

Cuide os ataques de Phishing

Com um evento de grande proporção como esse surgem também pessoas com má intenção querendo tirar vantagem da situação. É uma oportunidade para reforçar a comunicação interna com seus funcionários em relação à ataques de phishing e engenharia de social que podem comprometer a segurança dos dados e informações da organização. Como esse tipo de ataque, assim como scams, se utilizam do senso de urgência para convencer a vítima, um cenário realmente urgente se não tiver a orientação adequada pode abrir brechas para mais problemas.

De olho nos sintomas

Pessoas assintomáticas não têm necessidade de se expor ao risco de ir até ao hospital apenas para “testar”. Se não existem os sintomas não vá ao hospital. Se existirem os sintomas entre em contato, já estando isolado(a), com a secretaria de saúde ou vigilância sanitária. Evite ir ao hospital sem extrema urgência pois no trajeto e no próprio local você poderá potencializar a proliferação do vírus.

 

 

Aline Lucia Deparis

  • CEO Maven Inventing Solutions
  • Presidente Assespro-RS

 

 

13 de março de 2020