Aplicativo ajuda na triagem de casos suspeitos de Covid-19 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Tecnologia usa dados como sinais vitais e informações sobre doenças para definir se há necessidade de internação. Duas mil licenças estão disponíveis para uso.

Uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a empresa de tecnologia uMov.me desenvolveu um aplicativo para fazer a triagem de pacientes com suspeita da Covid-19.

O aplicativo funciona como um check list mais complexo de perguntas que são feitas ao paciente no hospital. De acordo com a empresa que desenvolveu a tecnologia, o médico preenche, no aplicativo, os sintomas e respostas do paciente, e faz diversos testes, como medir a capacidade de oxigenação do corpo.

O sistema tem como base dados científicos do National Early Warning Score, uma ferramenta que avalia padrões fisiológicos como sinais vitais, além de informações sobre hipertensão, diabetes e idade.

No final do processo, o aplicativo sinaliza uma espécie de diagnóstico e sinaliza se o paciente tem coronavírus, se pode ser outra doença, se há a necessidade de internação e onde – em uma sala de observação ou locais de maior gravidade.

A ideia é dar agilidade na gestão de recursos disponibilizados pelo hospital. A partir dos dados armazenados, o aplicativo possibilita o reconhecimento de padrões, além de criar um cadastro com medidas e tomadas de decisões durante o atendimento dos pacientes. As informações podem orientar futuras consultas.

“O objetivo é incentivar a padronização nas tomadas de decisão para que possamos maximizar o uso de recursos, melhorando constantemente os padrões e, em caso de aumento significativo da pandemia, possibilitar que outros médicos possam seguir padrões testados e homologados”, defende a coordenadora do Programa de Qualidade e Informações em Saúde do HCPA, Helena Barreto dos Santos.

Duas mil licenças foram doadas à instituição para os médicos emergencistas. A ideia da empresa é disponibilizar o sistema para outros hospitais do estado.

“Nosso expertise é criação de aplicativos para apoiar o trabalho de pessoas em campo, otimizando recursos e aumentando a produtividade, assim como oferecer a gestão dados para a tomada de decisão. A solução está pronta e pode ser usada por qualquer hospital do Brasil e contamos com o apoio da AWS para essas ações”, destaca o CEO da uMov.me Alexandre Trevisan.

Fonte: G1

21 de abril de 2020