No aniversário de 247 anos de Porto Alegre, a cidade contou com um evento especial para projetar sua transformação em uma capital inovadora, com espaços urbanos e serviços qualificados e vitalidade cultural e econômica. A Associação Comercial de Porto Alegre foi palco da constituição e primeira reunião da Mesa do Pacto Alegre, iniciativa que une o poder público, a academia e a iniciativa privada em prol da inovação na cidade.
O projeto teve início no ano passado, quando foi lançada a Aliança para Inovação, uma parceria entre as principais universidades da Capital (UFRGS, PUCRS e Unisinos) e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Agora, passam a integrar a iniciativa 75 entidades representativas dos principais setores econômicos, sociais, públicos e acadêmicos da cidade.
Durante o encontro, os participantes discutiram os chamados “macrodesafios”: obstáculos a serem enfrentados para que Porto Alegre se torne um ambiente favorável a investimentos, à geração de empregos e à elevação da qualidade de vida. Eles são:
- Gerar, manter e atrair talentos;
- Desenvolver ambientes inteligentes e criativos para se viver e trabalhar;
- Gerar um ambiente de negócios e ecossistema inovador de classe mundial;
- Promover a imagem de uma cidade inovadora;
- Melhorar o bem-estar das pessoas em saúde, segurança, cultura e meio-ambiente, promovendo a qualidade de vida;
- Qualificar e facilitar o acesso aos serviços para a população e para as empresas através da modernização da administração pública.
Estiveram presentes representantes das Universidades (como o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy), além do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. A mediação ficou por conta de Josep Piquè, mentor e facilitador do Pacto Alegre, que contribuiu com sua experiência na transformação de cidades como Barcelona e Medellín.
Fonte: PUCRS
26 de março de 2019