Segundo o Global Competitiveness Index 4.0, estudo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil está em queda no ranking global de competitividade e inovação. O país, em relação ao ano passado, caiu três colocações, saindo da posição 69 e indo para a 72, atrás não só de nações em desenvolvimento como Rússia e Índia, mas também de latino-americanos como Chile, Uruguai, Colômbia e Peru. Ainda segundo o estudo, o desafio para transformar digitalmente as empresas passa pela ausência de reformas como a tributária, trabalhista e de infraestrutura geral do país.
Assim, Tiago Magnus, CEO & Founder do TransformaçãoDigital.com, ecossistema que conecta pessoas e empresas à transformação digital, elencou as principais dicas para começar a Transformação Digital em uma empresa e mudar o cenário brasileiro:
Pensar global, atuar regional
O primeiro entendimento necessário para iniciar uma jornada de Transformação Digital é que uma única estratégia não pode ser aplicada em vários lugares. Para empresas com atuação em diversos locais, as estratégias têm de ser flexíveis e abraçar as mudanças necessárias em cada região. Só assim será possível tracionar as ações de forma rápida o suficiente para acompanhar as disrupções do mercado.
Indo mais além, será possível aumentar o alcance geográfico e, por consequência, expandir a operação da empresa já adaptada à nova estratégia. Tentar colocar em prática uma única estratégia, sem pensar nas peculiaridades regionais, é não sair do lugar: você quer inovar, mas não permite que as mudanças criem vida própria.
Escolher um parceiro de Transformação
Pode parecer contraditório ao item anterior, mas é importante entender que trabalhar com muitos fornecedores podem acabar deixando sua estratégia desalinhada. Administrar múltiplos contratos e contratados, procedimentos, serviços e entregas significa lidar com pessoas, visões e estratégias diferentes. Encontre parceiros que entendam o que é Transformação Digital, como você está percorrendo este caminho tortuoso em busca de inovação e, a partir disso, entreguem soluções que vão suprir sua necessidade de buscar fornecedores para todas suas dores individuais.
Mensurar os resultados da Transformação Digital
Por ser tão abrangente – estando presente em todos os setores de uma empresa – e digital – ou seja, não palpável – um dos principais desafios da Transformação Digital é entender quais resultados ela está efetivamente trazendo a empresa. Portanto, cada organização deve desenvolver uma estratégia que abrace suas necessidades de inovação e criar KPIs (Key Performance Indicator) para entender os resultados que estão sendo alcançados. Além disso, é importante entender que inovar significa estar aberto a mudanças.
Há, entretanto, uma forma genérica e mais palpável de enxergar os impactos de uma jornada de Transformação Digital: entender como ela está afetando os setores e as funções de cada colaborador da empresa até aquele momento. As equipes derrubaram as barreiras de “departamentos” e estão colaborando entre si em busca dos mesmos objetivos? Há uma constante troca de informação entre todos? Ferramentas digitais já foram implementadas e estão otimizando todo o processo? Essa são perguntas que devem ser respondidas de forma positiva para que a Transformação esteja de fato acontecendo.
Fonte: INFORChannel
27 de novembro de 2018