Programa Nacional Conexão Startup Indústria pode alavancar a inovação e fortalecer indústrias brasileiras.
O governo tem tomado iniciativas para aproximar as indústrias e startups do País. O Programa Nacional Conexão Startup Indústria, apresentado em setembro de 2016, recebeu investimento de R$ 10 milhões no ano passado.
O programa, gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem o objetivo de promover o ambiente de negócios entre startups e indústrias, atuando com foco em ações de integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais no País.
No início do ano, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) abriu inscrições para o programa InovAtiva Brasil, que oferece mentorias e aceleração de startups de forma gratuita. Foram disponibilizadas 300 vagas para capacitação, mentoria e conexão com possíveis investidores. No InovAtiva, o foco é ajudar empreendedores iniciais em seus primeiros passos no mercado.
O ministro da pasta, Marcos Pereira, disse que as startups terão apoio do governo para criar mais empregos. “Precisamos agregar valor ao que produzimos, devemos buscar e reter conhecimento e contribuir na completa modernização do setor produtivo.”
Em 2016, o MDIC também estabeleceu um acordo com o Sebrae para fortalecer o apoio à inovação e ao empreendedorismo para o crescimento das micro e pequenas empresas e, principalmente, para o desenvolvimento do País.
Com a assinatura do convênio, a expectativa é criar ações voltadas ao desenvolvimento de novas startups, gerando mais conhecimento e desenvolvimento ao País. Dentre as ações previstas está a criação de um comitê gestor do programa, coordenado pelo MDIC, Sebrae e outros parceiros.
Portal Brasil
12 de maio de 2017