Estudo da Juniper Research constatou que os gastos com soluções de segurança cibernética da Internet das Coisas (IoT) devem atingir mais de US$ 6 bilhões em 2023.
Destacou um crescimento rápido, com gastos de fornecedores de produtos e serviços (nos mercados de consumo) e nos clientes finais (nos mercados de serviços industriais e públicos) que vão subir quase 300% durante o período de previsão.
A nova pesquisa da Juniper, “A Internet das Coisas para Provedores de Segurança: Oportunidades, Estratégias e Previsões 2018-2023”, revela que os padrões crescentes de risco de negócios e exigências regulatórias servirão como principais motivadores de gastos.
Diferenças nos mercados
A Juniper afirmou que existem grandes diferenças na forma como o risco de negócio da IoT é percebido e percepções sobre como a regulamentação deve ser aplicada. Ele citou a casa (smart home) como um exemplo de onde o suporte a de longo prazo a dispositivos e o pouco medo de prejuízos em caso de violação serviriam para manter os gastos baixos.
“A natureza interconectada da IoT significa que mesmo dispositivos inócuos como a geladeira conectada podem se tornar uma ameaça. Os fornecedores veem esse risco como baixo, enquanto pouco foi feito a partir de uma perspectiva regulatória para proteger os consumidores”, explicou o autor da pesquisa, Steffen Sorrell.
Como resultado, a Juniper prevê que os gastos com segurança de IoT em casas inteligentes seriam inferiores a 17% do mercado consumidor em 2023.
Em contraste, a pesquisa identificou problemas de segurança gritantes no mercado de energia inteligente. No entanto, observou que padrões mínimos rígidos, como os aplicados pela Alemanha e pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE, impulsionariam os gastos, com a segurança de energia inteligente da IoT chegando a US$ 1 bilhão por ano em 2023.
Edge Computing para trazer novos desafios
A pesquisa prevê que a ascensão dos serviços de computação de borda para permitir aplicativos de IoT quase em tempo real apresentaria desafios adicionais de segurança, o que, por sua vez, aumentará os gastos da indústria. Citou um aumento da superfície de ataque, aumentando o risco do negócio. Enquanto isso, a necessidade de garantir a confiabilidade dos dados enfatizaria a necessidade de soluções de gerenciamento de ciclo de vida e segurança de dispositivos.
Fonte: TI Inside
11 de julho de 2018