Investir em soluções que melhoram o User Experience (UX) não é mais uma opção: se tornou algo obrigatório para qualquer empresa que queira se manter competitiva na internet. De acordo com o User Testing, empresa americana especialista em usabilidade para web, a cada 1 dólar investido em ferramentas para melhorar o UX, é possível ter um retorno, dependendo de como for investido, de entre 2 a 100 dólares.
No Brasil, o uso dessas ferramentas estão cada vez mais acessíveis para o empreendedor – que antes precisava investir muito tempo e dinheiro para criar e oferecer aos seus clientes este tipo de serviço. Entre as soluções mais usadas para melhorar o user experience, podemos citar: chatbots ou assistentes virtuais inteligentes, e as plataformas de feedbacks dos clientes – um dos recursos mais importantes para quem vende na internet.
O LinkApi (www.linkapi.com.br), por exemplo, é uma plataforma que oferece mais de 100 tipos de integrações inteligentes para e-commerces e empresas. A startup trouxe para o mercado uma solução para integrar também as ferramentas que melhoram e otimizam o User Experience.
Funciona assim: Se você tem um site, plataforma ou e-commerce, é provável que em algum momento precise integrar uma ferramenta externa – seja ERPs, sistemas de logística, atendimento, avaliação, entre tantos outros. No mercado há mais de 16.500 API’s (tipo mais comum de integração), e integrar tudo isso é fundamental para se ter maior eficiência, além de oferecer melhor experiência para os clientes.
“Uma empresa que tem sua loja virtual integrada com o ERP, por exemplo, consegue controlar automaticamente, todo processo de pedidos solicitados pelos clientes – desde a solicitação até a emissão da nota fiscal, que é feita pelo sistema de forma mais rápida e ágil”, explica Thiago Lima, CEO do LinkApi.
No caso das ferramentas que ajudam a melhorar o UX, a interação com o consumidor pode vir logo após a compra, fazendo com que a experiência na loja melhore ainda mais. “A Trusted Company, por exemplo é uma plataforma que coleta feedback dos consumidores que compram online.
Eles monitoram os pedidos realizados nas lojas virtuais e quando uma compra é efetuada, a informação é passada para a empresa que pega os dados de venda e envia um SMS para o comprador, coletando avaliações que servem para aumentar a credibilidade do e-commerce.
É possível avaliar a loja de 1 a 5, dar estrelas e recomendar para amigos por meio das redes sociais. Usar esse recurso é uma forma mais rápida, econômica e menos invasiva de contato pós-venda e de conseguir opiniões reais dos consumidores”, comenta.
Ainda segundo o especialista, construir essas integrações com outras aplicações “dentro de casa” pode custar caro e por isso contratar uma empresa que seja especializada é imprescindível. Ao utilizar o LinkApi é possível oferecer integrações sem precisar se preocupar com toda a complexidade e atualizações dos diferentes APIs do mercado.
“Enquanto nós resolvemos as particularidades das integrações, os times internos estão focados no core business, otimizando a sua operação. E quando há uma atualização das APIs, a responsabilidade de manter a integração funcionando é nossa, dando liberdade para as empresas focarem em outras áreas do negócio – como por exemplo o atendimento personalizado ao cliente”, finaliza.
Fonte: Ecommercenews
13 de abril de 2018