Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados. O objetivo é identificar, reconhecer e disseminar boas práticas, em toda sociedade, relacionadas à privacidade e proteção de dados pessoais. Pode participar qualquer cidadão com mais de 18 anos de idade, bastando apresentar uma solução digital ou iniciativa de sucesso que tenha sido implementada de fato.
São duas as categorias: “experiência do titular” e “caso de sucesso”. Os prêmios são de R$ 10 mil para os primeiros lugares, R$ 6 mil para os segundos e R$ 4 mil para os terceiros lugares de cada categoria. O edital do prêmio pode ser conferido aqui.
“Na primeira categoria podem se enquadrar soluções digitais como aplicações web, portais, plataformas de e-commerce, aplicativos para celular, entre outras, que privilegiem a experiência do titular de dados à luz da LGPD”, explica Marco Bazzanella, gerente da superintendência de privacidade e proteção de dados pessoais do Serpro. “Já a segunda abrange iniciativas bem-sucedidas e já implementadas na área de privacidade e proteção de dados pessoais”, complementa.
Segundo Bazzanela, a expectativa é que organizações dos setores público, privado e a sociedade em geral se debrucem sobre o tema e, assim, passem a enxergar a Lei Geral de Proteção de Dados como pilar do crescimento sustentável dos negócios e da própria economia na sociedade de dados.
As inscrições começam vão até às 18h do dia 24 de março. O julgamento acontece entre os dias 27 de março e 14 de abril, data em que será divulgado o resultado final. Empregados do Serpro não podem participar, assim como ex-empregados que tenham se desligados a menos de três anos.
A 1ª edição do Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados contou com 42 trabalhos inscritos e 68 concorrentes nas categorias Solução Digital (14 trabalhos), Setor Público (nove trabalhos), Setor Privado (15 trabalhos) e Iniciativa Individual (quatro trabalhos).
- Fonte: Convergência Digital
- Imagem: Freepik
- 08 de fevereiro de 2023