Grupo RHTI – Recorte do encontro de dezembro!

Construindo Cenários: Qual o meu papel no futuro que quero criar?

Essa foi a provocação e reflexão que pautou o último encontro de 2022 do Grupo RHTI da Assespro-RS. O bate-papo contou com a participação de Victória Becker, que atua com gestão de pessoas, educação, transformação ágil e digital e diversidade cultural e tem mais de 15 anos de experiência em empresas de tecnologia.

Victória instigou algumas reflexões nos participantes sobre conquistas, aprendizados e orgulhos alcançados em 2022 e, sobretudo, quais ações querem realizar em 2023. Nesse contexto, entrou a questão-tema do encontro: qual meu papel no futuro que quero criar?

Nesse sentido, foram sugeridas pequenas coisas que podem fazer a diferença no dia a dia. Entre elas, promover conversas difíceis, às vezes só presença e escuta é o bem mais precioso que se pode oferecer; criar estruturas para favorecer a comunicação e que as pessoas possam falar o que sentem; investir em autoconhecimento, como grupos de estudo, clube de leitura, conversas informais e comunidades de prática.

Victória falou também sobre gestão de comunidades e destacou que é possível criá-las nas empresas como caminho para gerar pertencimento. “Quando alguém sente que importa isso gera comprometimento”, destacou. A convidada falou também sobre co-criação, convidando a pensar como fazer esses projetos em conjunto na organização, além de abrir espaços para que todos contribuam. “Assim, as pessoas chegam como nutridoras, não consumidoras”, complementou. Outro tema destacado foi o de sistemas complexos, que enxerga que somos seres plurais, ambivalentes, paradoxais e não lineares, fazendo lembrar que não temos controle sobre o todo.

Sobre o Grupo RHTI

Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.