Processos mais ágeis e 100% digitais com a solução de Gestão Ambiental Thema®

Em meados do mês de setembro (2022) foi realizada a cerimônia para assinatura de contrato entre a prefeitura de São Leopoldo (cliente Thema desde 1993) e o Grupo Thema®/Pólis® para a aquisição do primeiro sistema de software de Gestão Ambiental do município, com o objetivo de sistematizar e agilizar os processos administrativos – através de licença ambiental 100% digital – da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).

Totalmente desenvolvido pela Thema Informática®, a solução de Gestão Ambiental vai permitir a requisição de serviços por meio de formulários on-line, recebimento de boletos, realização de pagamentos de taxas digitalizados, assim permanecendo, por tempo indeterminado, em banco de dados, sem a necessidade de arquivos físicos que ocupam espaços e consomem recursos públicos.

Somado a isso, o sistema de Gestão Ambiental Thema® auxiliará os gestores ambientais do município de São Leopoldo a otimizarem tempo na gestão dos processos ambientais de maneira a tomarem decisões mais assertivas e eficazes no âmbito ambiental.

A ferramenta de Gestão Ambiental Thema® atende completamente a resolução do Art. 2 – CONAMA 237/97 e Art.10 – Lei 6938/81-PNMA, permitindo o efetivo controle e fiscalização – tudo de forma on-line – dos empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, ou seja, efetivamente poluidores do meio ambiente.

O secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter destacou em sua fala sobre os benefícios que esta mudança trará para a vida dos munícipes e a favor da cidade como um todo:

“Este sistema tem como objetivo trazer serenidade ao cidadão, diminuir a burocracia, permitir um contato virtual e sem a necessidade de deslocamento presencial na secretaria, sobretudo, extirpar o uso de papéis que era algo incoerente com a prática da nossa secretaria. Teremos, hoje, a condição de armazenar todos os nossos processos de forma virtual, liberando o espaço na secretaria que era ocupado por caixas de folhas”, enfatizou o secretário.