Brasil puxa crescimento de startups que valem mais de US$ 1 bilhão na América Latina

O ano de 2021 foi marcado por importantes rodadas de financiamento para startups na América Latina. O Brasil fechou o período com 13 novos unicórnios,  gerando US$ 21,4 bi em investimentos para a região. Os fluxos de capital, em grande parte, foram tomados por múltiplas fintechs e empresas focadas no comércio digital, razão pela qual a Comscore, parceira reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas, avaliou como essas empresas evoluíram em relação à audiência e ao consumo digital.

Atualmente, a Crunchbase indica que a região possui 31 empresas ou startups unicórnios avaliadas em mais de  US$ 1 bi – Brasil lidera o ranking, seguido pelo México -, com uma grande diversidade de indústrias. A Comscore anaisou as companhias que ingressaram no ranking entre 2018 e 2021, avaliando o perfil de seus públicos, e concluiu que as fintechs e os aplicativos de delivery assumiram grande relevância entre os consumidores.

O iFood, empresa brasileira de food delivery, é uma das propriedades digitais com mais audiência entre os unicórnios. Em nível global, durante novembro de 2021, a empresa registrou 38,9 milhões de visitantes únicos e um consumo mensal de 61,4 minutos em seu site e aplicativo móvel, apresentando um crescimento durante o ano de 2021 de 17%. No Brasil, o aplicativo alcança 29,6% da população digital.  Neste mesmo mercado, a Rappi, empresa colombiana, também se destaca com uma valorização de mais de US$ 5,250 bi, conquistando uma alta em audiência digital desde agosto de 2018.

Entre as empresas de comércio eletrônico, os unicórnios do Chile e da Argentina, Cornershop e Tienda Nube, são dois exemplos de marketplaces avaliados em mais de US$ 3 bilhões em 2021. No caso da Cornershop, o aplicativo de entrega porta a porta registrou mais de 4 milhões de visitantes globais únicos em dezembro de 2021, com usuários localizados principalmente nos Estados Unidos, Brasil e Canadá, representando um percentual de sua audiência total de 37%, 28% e 17%, respectivamente.

A Wildlife Studios, uma das maiores empresas de jogos para celular do mundo, também se destaca em audiência, com 13,5 milhões de usuários globais. Este unicórnio brasileiro registrou em solo nacional que 65% de sua audiência pertence ao público de 15 a 34 anos, e 66% de sua audiência digital total são homens.

Também é interessante notar que a lista de unicórnios é composta por várias empresas Fintech nos diferentes países da região, como Nubank, C6 Bank, Ebanx e Creditas no Brasil; Bitso, Clip, Konfio e Clara no México; e Ualá na Argentina.

O C6Bank, além de ser o banco digital com maior valorização entre os unicórnios fintech da região, também é uma das propriedades digitais com maior audiência, registrando 11,7 milhões de visitantes globalmente, com tendência de crescimento no último ano. Está atrás apenas do Nubank, que registra audiência expressiva de 48,3 milhões de usuários em todo o mundo. Na sequência aparecem a Ebanx e a Ualá, com 6,4 e 2,3 milhões de usuários, com uma linha de crescimento positiva.

Outro destaque no levantamento da Comscore foi a Kavak, empresa mexicana dedicada à venda e compra de carros usados, que em sua última rodada de investimentos dobrou sua avaliação, e aparece como uma das marcas mais comentadas nos últimos meses. A Kavak aumentou sua audiência digital global em 169% em 2021, passando de 1,7 milhão de visitantes únicos para 4,7 milhões registrados em novembro de 2021.

 

  • Fonte: Convergência Digital
  • Imagem: Freepik
  • 11 de abril de 2022