ERP CIGAM possibilita transformação digital da Qualiflex

Empresa buscava parceiro tecnológico que apoiasse adequação ao bloco K e conseguiu automatizar todos os processos críticos de gestão. A CIGAM Prodaly fez a implementação da plataforma e dos 11 módulos utilizados pela indústria paulistana de EPIs.

A Qualiflex é fabricante de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para câmaras frias e manipulação de alimentos, localizada na zona sul de São Paulo. Nos dois últimos anos, a companhia, fundada em 2000, deu um passo importante em sua transformação digital, automatizando todos os processos de gestão e controle de produção, que inclui uma rede de manufatura terceirizada, com o ERP da CIGAM, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, BI, RH, PDV e Mobile).

Segundo o diretor geral da Qualiflex, Renan Fuchs, o sistema de gestão utilizado desde 2019 favoreceu um processo de crescimento de 20% em 2019, 30% em 2020 e 50% em 2021. ”Faturamos R$ 2 milhões ao mês no ano passado e em 2022 nossa expectativa é alcançar uma receita mensal de R$ 3 milhões, resultado que se tornou possível graças à otimização dos processos internos”, ressalta o executivo.

Cenário anterior

O ERP CIGAM já é o terceiro sistema de gestão utilizado pela Qualiflex desde a sua fundação, mas até a implementação da atual plataforma ainda havia tarefas críticas realizadas manualmente e controladas por planilhas. No entanto, foi a necessidade de adequação ao Sped do Bloco K, um conjunto de regras contábeis aplicáveis à indústria, que levou os decisores a optarem por um novo fornecedor de tecnologia.

“Nossa antiga ferramenta não nos atendia mais com relação às atualizações necessárias, então decidimos buscar outro parceiro tecnológico que nos ajudasse a acelerar o processo de digitalização que a Qualiflex exigia para continuar crescendo e se mantendo competitiva no mercado”, relata Fuchs.

O contato com a CIGAM Prodaly aconteceu em 2019, com uma proposta que vinha ao encontro das demandas da Qualiflex e ainda agregava funcionalidades adicionais, como avaliações gerenciais, controle de estoque e uma ferramenta de BI para apoio à tomada de decisões, com relatórios inteligentes e parametrizados, que multiplicou a eficiência administrativa. A implementação aconteceu em alguns meses e em menos de um ano depois a Qualiflex já sentia os benefícios do sistema na operação.

Operação em nuvem facilitou o home office na pandemia

Para o diretor da Qualiflex, a decisão de operar em nuvem foi assertiva, sobretudo na pandemia, onde foi implementado o home office das áreas administrativas. “Anteriormente trabalhávamos com database dedicado, mas a migração para o cloud aconteceu de maneira muito segura, permitindo a continuidade dos negócios com distanciamento social”, reforça.

O ERP é o core da operação e o agente da transformação digital

Fuchs não consegue mensurar isoladamente os ganhos com o sistema CIGAM, porque a plataforma de gestão é o core da empresa e suporta um movimento de expansão que só foi possível com a automação das operações, mas seguramente afirma que a ferramenta tem sido crucial para ter uma visão geral de previsibilidade da companhia. “Com a transformação digital mudamos todos os nossos processos, do backoffice à manufatura e área gerencial, com impacto positivo na produtividade. O sistema CIGAM era o que faltava para consolidarmos a informatização da empresa a fim de suportar nossa expansão daqui para frente”, complementa.

Além dos ganhos na gestão, o diretor revela que a grande revolução aconteceu na área de produção, que ainda não era atendida pelo ERP anterior, e foi 100% informatizada e integrada aos sistemas comerciais, financeiros e de planejamento de compras e estoque. Outra área aprimorada com a implantação do ERP foi a comercial, especialmente na geração de propostas, uma vez que todos os dados necessários são acessíveis imediatamente e atualizados em tempo real.

Ele conta que hoje a Qualiflex consegue atender demandas possibilitadas pelo ERP, com total transparência da operação e disponibilidade de informações, agilizando entregas e multiplicando a capacidade de atendimento. “Do pedido à emissão de boletos e notas, tudo passa pelo ERP CIGAM, que entrega informações aos departamentos com presteza, garantindo o fluxo da operação com transparência, celeridade, sem erros humanos e reduzindo o retrabalho”, diz.

Produtividade impulsiona crescimento

“Aumentamos nossa capacidade de produção respaldados pela atual plataforma de ERP e passamos a atender contas maiores, como redes de supermercados, indústrias alimentícias e frigoríficos, entre outros. Um desafio recente foi atender um grande conglomerado varejista com mais de 250 pontos de venda no Brasil, cada um com suas necessidades e peculiaridades. Com a plataforma atual conseguimos gerenciar o processo de ponta a ponta e garantimos a renovação do contrato”, comenta o diretor.

E esse movimento pede mais um salto em ampliação que será apoiado pela tecnologia da CIGAM. “Hoje ocupamos um galpão de 1.600 metros quadrados e contamos com 120 colaboradores fixos, diretos e indiretos; neste ano vamos mudar para um espaço maior, com 5 mil metros quadrados, aumentaremos nosso quadro de profissionais em 30% e criaremos novos departamentos”, revela Fuchs.

 

  • Fonte: SEGS.com.br
  • Imagem: Freepik
  • 14 de março de 2022