Consultor apresenta as tendências do RH ágil no encontro do Grupo RHTI da Assespro-RS

Em novembro, o encontro virtual do Grupo RHTI da Assespro-RS recebeu o palestrante e especialista em aprendizagem colaborativa João Paulo Coutinho na terça-feira (16) para falar sobre o tema “Do RH tradicional ao RH ágil: o que muda?”.

Coutinho destacou que somos uma geração que está participando de uma mudança de era e com vários elementos em transição, como propósito, liderança distribuída, liberdade e confiança, experimentação, aprendizado contínuo e transparência total. Nesse contexto, é fundamental mudar nosso mindset, o que impacta diretamente na forma como atuamos.

“Cada vez mais ouviremos falar sobre redução de custos, lançamento de novos produtos e negócios, economia colaborativa, visão do cliente estimulada em todos os colaboradores e liderança das empresas em forte questionamento”, observou.

Para Coutinho, essas mudanças elevaram nossa necessidade de se adaptar, fazendo com que uma série de novas medidas passassem a ser reformuladas. Entre elas, a tomada de decisão, que precisa ser cada vez mais rápida e nem sempre estará baseada em fatos e dados; o modo de pensar, que não poderá mais ser de modo linear e estruturado; a ansiedade, que passa a ser um estado emocional presente e comum; o errar e corrigir rápido, que passa a ser uma premissa; e a necessidade de reaprender novas formas de operar e pensar que tudo está sempre mudando.

Nesse âmbito, a área de gestão de pessoas também evoluiu. Saiu de um modelo burocrático, passando por um RH gestor de talentos, business partner e, por fim, um modelo de RH digital e ágil, com união entre pessoas e tecnologias para o sucesso das empresas.

Por fim, o convidado apresentou o manifesto ágil e também o manifesto ágil do RH, criado em 2016 e que traz seis valores e seis princípios, como mais redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, inspiração e engajamento, motivação intrínseca e ambição.

“Uma dica de ouro é mapear os processos. Certamente existem coisas que não agregam valor e isso precisa ser feito junto com pessoas que vivem o seu processo”, concluiu.



Sobre o Grupo RHTI

Criado há cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

Saiba mais e faça sua adesão!

 

  • Fonte: Vicente Medeiros – Assessoria de Comunicação
  • 16 de novembro de 2021