A Assespro-RS promoveu na manhã desta terça-feira (11) o webinar “Tendências de remuneração em 2021”, com a participação de Carolina Farah, head da Enlizt com mais de 20 anos de atuação na área de recursos humanos, e mediação do VP de marketing e eventos da associação, Alexandre Mota.
Carolina falou sobre o SinSalarial, ferramenta de remuneração e benefícios para tomada de decisões estratégicas do RH, que reúne informações de mais de 830 empresas em mais de 18 estados do país, e destacou algumas tendências de remuneração que as empresas precisam estar atentas. Entre elas, resposta do mercado à Covid-19, mudanças de salário base, pagamento variável, impacto no trabalho remoto, educação e treinamento sobre remuneração, igualdade em remuneração e foco em estratégias de remuneração.
A executiva falou também sobre a relevância de se pensar o employeebranding, uma proposta única e com propósito definido para criar uma experiência diferenciada que envolve carreira e jornada de crescimento, suporte no bem-estar, oferta de remuneração e benefícios competitivos.
“Cada vez mais, o RH tem que entender do negócio da empresa para montar uma política”, enfatizou.
Segundo Carolina, a remuneração futura precisará se reinventar para abraçar recursos não tradicionais. Também deverá se adaptar às necessidades da força de trabalho, enquanto incorpora flexibilidade para permitir que a organização gerencie os custos de trabalho e acomode novos modelos de talentos, promovendo e apoiando os resultados organizacionais desejados e a cultura. Precisará ainda ser transparente e justa, ver o investimento na força de trabalho como uma prioridade e estar alinhada com a ação social e expectativas de sua força de trabalho.
“Para aumentar o impacto, as organizações precisam não apenas projetar novas ofertas de remuneração, mas definir uma nova experiência de remuneração centrada no cliente: seus colaboradores”, apontou.
Em seguida, Carolina convidou o público a participar da oitava edição da pesquisa SinSalarial exclusiva do setor de tecnologia, que reúne dados em âmbito nacional e envolve desde grandes empresas até startups.
Também destacou possíveis insights de pesquisas anteriores, entre eles: aumento de salários entre 2019 e 2020 (+23% para analista de RH e +49% para gerente comercial), gasto médio com recrutamento e seleção em 2020 no valor de R$ 3.104,15 por ano e demissões devido aos reflexos da Covid-19 na ordem de 6,67%.
As inscrições para a edição 2021 da pesquisa devem ser feitas até 9 de julho, com preenchimento de 5 de julho a 10 de setembro e os resultados serão apresentados no dia 18 de outubro. Associados da Assespro-RS têm desconto para participar do estudo.
As empresas interessadas em participar podem entrar em contato pelo e-mail assespro@assespro-rs.org.br.
-
Confira a apresentação da Especialista Carolina Farah utilizada no evento:
-
ASSESPRO RS- Workshop Remuneração – Enlizt Sinsalarial
- Fonte: Vicente Medeiros
- 12 de maio de 2021