Do Canadá, especialista fala sobre pensamento dinâmico e geração de valor pela perspectiva de vendas e marketing

Evento que já se consolidou na agenda de encontros da Assespro-RS, o Café com Associado recebeu na sua segunda edição o especialista Adriano Amui, direto de Vancouver, no Canadá, para falar sobre pensamento dinâmico e geração de valor pela perspectiva de vendas e marketing. O bate-papo ocorreu nesta quinta-feira, às 17h, com mediação de Alexandre Mota, VP de marketing e eventos da Assespro-RS e com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O presidente da Assespro-RS, Julio Ferst, falou na abertura do encontro, destacando a preocupação da associação com as necessidades de seus associados. “Nossas empresas nos questionam sobre relacionamento com seus clientes e com suas equipes de vendas neste momento de transformações, então é uma honra podermos oferecer uma visão diferenciada sobre o tema”. 

Amui falou de estratégia, mas com foco em comercial. Para ele, hoje existe um mal no mercado de que sua perspectiva é o que domina, sendo que o que vai mudar o ritmo dos negócios é se colocar no ponto de vista do cliente, de maneira inteligente, não empurrando produtos, mas vendendo soluções. “O produto passa a ser um meio apenas”, disse. 

O consultor também falou que para pensar no futuro é necessário criatividade organizada, abertura e planejamento anárquico. Destacou que o mundo já passou do modelo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) para BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível). “Sempre que houver uma mudança haverá quem vence, quem segue e quem perde.

E para ser vencedor são necessários dois fatores críticos: velocidade e capacidade”, apontou. Para ele, é imprescindível ter uma percepção apurada de mercado, saber escutar o contraditório, ter capacidade de reação, traduzir o que percebeu em um plano e saber fazer a transformação, porque plano bom é plano executado. 

Por fim, provocou os participantes com três perguntas fundamentais hoje em dia: você tem uma visão clara de onde estará o valor e como capturar? Como acelerar novos mercados e novos clientes? Como está repensando a estratégia de talentos? E lembrou que, acima de tudo, é preciso ter uma proposta de valor, definida por ele como “aquilo que nos identifica como únicos, especiais, e por este motivo somos a escolha de nosso target”. 

Ao final do evento, Amui respondeu a dúvidas dos associados que trouxeram questões práticas para o debate.

Acesse a gravação do evento AQUI: Gravação

Senha da gravação: Vendas0605

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • 10 de maio de 2021