A retomada e aceleração dos negócios foi o tema do webinar promovido pela Assespro-RS na noite desta terça-feira (2). Mediado pela ex-presidente da Assespro-RS e VP jurídica da Federação Assespro, Letícia Batistela, e com a participação de Adriano Amui e Maurício Melo, o bate-papo inclui temas como inovação, marketing, estratégia e globalização no contexto atual e pós-pandemia.
Do Canadá, Amui, que é fundador da FCA Strategy, INVENT, Esfera Gestão & Deep Seed Solutions, além de professor na ESPM e FDC, destacou que, antes da pandemia, as empresas estavam preocupadas em inovar na solução dos seus produtos, mas não na gestão do próprio negócio, e que a crise tornou mandatório realizar a transformação digital das organizações. “A crise atuou como mecanismo de aceleração de mudanças das empresas, só que o empresário precisa buscar o suporte qualificado para se inserir de vez na transformação digital”, afirmou.
Já Melo, CEO e co-fundador da Techne e criador do Cronapp, enfatizou que, em se tratando de inovação, é preciso ser radical, apontando existir ferramentas acessíveis para empresas de todos os portes. “Passado alguns meses de pandemia, temos que nos perguntar: será que realmente preciso disso?”, referindo-se a alguns processos que as empresas deixaram de realizar. Ele também comentou que mais de 90% dos 180 colaboradores da empresa se adaptou ao home office, com melhoria em qualidade de vida e produtividade.
Na visão de Amui, nenhum negócio vai existir com o mesmo posicionamento na era pós-covid, sobretudo porque o mindset dos clientes mudou. Também alertou que as empresas precisam adotar um planejamento que permita sua sobrevivência até final de 2021, com mudanças radicais na estrutura de negócio ainda no final de 2020. Melo complementou trazendo aspectos da globalização.
Na sua perspectiva, ficou evidente a facilidade de se contratar um profissional de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, e que isso deverá gerar um grande impacto na forma como as empresas enxergam o seu papel no mercado mundial.
Por fim, os participantes elencaram algumas boas práticas que podem ser adotadas pelas empresas no atual contexto, entre elas, investir na jornada digital, inovar, preservar parceiros mais importantes, ter atenção redobrada às necessidades dos clientes, ser mais leve, aumentar flexibilidade, diminuir âncoras, planejar e agir com velocidade, revisar sua proposta de valor, atualizar-se, ser protagonista, ter consciência de que dados são o novo ouro e fazer marketing coerente.
Veja a gravação do Webinar!
Link do vídeo: https://infrati.webex.com/infrati/lsr.php?RCID=9b589291cc5f45d5a47e784766c9e2e3
Senha: Retomada1
Fonte: Vicente Medeiros
04 de junho de 2020