A presidente da Assespro-RS, Aline Deparis, representou a entidade durante a terceira reunião da Mesa do Pacto Alegre nesta quinta-feira (5), em Porto Alegre, em que ocorreu a avaliação do primeiro ciclo de projetos.
No encontro, foram aprovadas cinco novas propostas para o próximo ciclo da iniciativa, relacionados, principalmente, à atração de talentos, ao fomento de startups e à educação digital.
Também foram apresentadas três identidades visuais que deverão concorrer para ser a nova marca da Capital. As selecionadas devem participar de uma consulta pública virtual entre 17 de fevereiro e 10 de março.
Propostas que vão integrar o Pacto:
Destino POA – Atração de talentos e investimento: articular esforços públicos e privados para dar suporte à atração de empresas e talentos ao ecossistema de POA.
Usina da Inovação – Marco Zero POA: transformar a Usina do Gasômetro no marco zero para os visitantes de Porto Alegre, turistas ou de negócios, com implantação de um centro inspirado no Barcelona Ativa, combinando elementos de showroom com atividades de inovação e cultura.
Innovation (Open) Academy: articular esforços para estruturar e ofertar ações de capacitação com foco em desenvolvimento de talentos digitais e aculturação digital.
Capta Poa – Plataforma Articulada de Financiamento: mapear e divulgar articuladamente as oportunidades de financiamento para empreendimentos inovadores no ecossistema de POA. Harmonizar atuação dos atores de financiamento para maior eficiência na captação e aplicação de recursos para fomento à inovação.
Moda Alegre: articular a cadeia da moda da cidade, gerando maior valor para todos os participantes, estimulando talentos e definindo uma denominação de origem para valorização dos produtos de Porto Alegre.
Propostas em análise:
Transformação Digital – NegóciosPOA 4.0: articular ações para apoiar o desenvolvimento do setor de serviços ou de outros clusters de negócios atuantes em POA, buscando estimular um melhor entendimento e facilitar a aplicação de tecnologias digitais para aumentar a competitividade, eficiência e nível de serviços.
Living Lab 5G4I (5G for Innovation): implementar a primeira zona iluminada com 5G na cidade e implantar um living lab de aplicações de IOT e Novos negócios Digitais baseados em comunicação de alta velocidade.
Fonte: Vicente Medeiros com Informações da Gaúcha ZH
06 de dezembro de 2019