Objetivo é reunir profissionais para o aprimoramento, gerar conhecimento sobre o tema e ser referência no Estado em LGPD.
A Lei de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor em agosto de 2020, mas a necessidade de adaptar os processos corporativos já preocupa há algum tempo os gestores e profissionais do mercado. Por esse motivo, foi criado o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados, que identificou uma lacuna de conhecimento nas organizações do Rio Grande do Sul referente à nova legislação.
Para marcar o lançamento do Grupo, a Assespro-RS promoveu um evento na terça-feira (2) no Tecnopuc, que reuniu quase 80 participantes, e que contou com a participação de um dos principais especialistas sobre o tema da LGPD no Brasil, Fabrício da Mota Alves, membro da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB e coautor dos livros Comentários ao GDPR e LGPD Comentada (Thompson Reuters).
Alves explicou que a LGPD impõe uma série de desafios à sociedade, como a obrigatoriedade de contratação de um DPO, ou Encarregado de Dados, por todas as empresas, mas que, ao mesmo tempo, haverá também oportunidades. “A Lei traz uma visão sobre a privacidade e quem criar soluções a partir desse novo conceito estará à frente dos demais”, disse.
Em contraponto a todas as imposições da Lei, Alves apontou o associativismo como uma das melhores estratégias para que todos os setores do mercado tenham voz perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão que irá zelar pela proteção de dados pessoais e segredos comerciais e industriais.
“Um dos artigos da Lei afirma que as empresas, por exemplo, poderão adotar boas práticas e assim evitarem penalidades. Porém, é necessário usar as entidades locais como ferramenta de interlocução”, complementou.
Durante o evento, foram distribuídas fichas de inscrição para participação no Grupo e, até o momento, 34 inscritos já foram confirmados. Na abertura do encontro, o coordenador do Grupo, Reges Bronzatti, destacou que temas como transformação digital e inteligência artificial irão causar grandes impactos na sociedade e que é necessário estabelecer alguns padrões que irão fortalecer o Grupo no dia a dia.
“Vamos reunir os melhores profissionais do mercado e gerar conhecimento a ponto de nos tornarmos referência em LGPD no Estado”, disse.
O próximo encontro do Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados será no dia 6 de agosto, com o delegado Emerson Wendt, que falará sobre o tema investigações criminais no mundo digital.
Para saber mais sobre o Grupo e preencher a ficha de adesão, acesse: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade/
- Fotos: Clóvis Prates
- Fonte: Vicente Medeiros
04 de julho de 2019