3 grandes desafios mundiais resolvidos com a AI da Intel

Intel lançou sua primeira geração de Intel Neural Compute Stick (Intel NCS) em julho de 2017, incentivando dezenas de milhares de desenvolvedores a criar soluções de inteligência artificial (IA) capazes de resolver alguns dos maiores desafios do mundo. Confira três dos desafios que já podem ser resolvidos com a tecnologia.

Analisando desmatamento e urbanização

Inovadora: Rose Day

Projeto: segundo informações do Banco Mundial, entre 1990 e 2016 o mundo perdeu em torno de 1,3 milhão de quilômetros quadrados de áreas florestais, uma superfície maior do que a África do Sul. Para ajudar a combater esse desafio para as gerações futuras, Rose Day desenvolveu uma abordagem única de classificação de imagens da superfície da Terra feitas por satélite e divididas por local, plantas cultivadas e áreas desmatadas.

Rose usou a tecnologia TensorFlow otimizada pela Intel para classificar as imagens, o kit Intel Distribution of OpenVINO para aperfeiçoar seu modelo, além do Intel Movidius Neural Compute Stick para o monitoramento em tempo real da superfície da Terra. Os dados coletados mostram o impacto significativo do comportamento humano na vida das plantas ao longo do tempo, incluindo mudanças nos tipos de vegetação, efeitos do desmatamento e como a vida vegetal é forçada a se adaptar. Além disso, Day venceu o Intel AI Interplanetary Challenge, que desafiou estudantes a aplicar IA para resolver problemas relacionados ao espaço.

Identificação de patologias em plantas

Inovador: Risab Biswas

Projeto: em uma época em que mais de 821 milhões de pessoas estão desnutridas, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que quase 20% do suprimento de frutas e vegetais é perdido durante a produção.

Para melhorar as taxas de colheita, Risab Biswas desenvolveu uma aplicação de visão computacional para ajudar os agricultores a detectarem mais facilmente doenças em suas plantas. Usando o kit Intel Distribution of OpenVINO e câmeras Intel RealSense, a metodologia inovadora apresentou taxa de precisão de 95% na identificação de ataques de patógenos em plantas infectadas.

Detecção de bactérias nocivas na água em tempo real

Inovador: Peter Ma

Projeto: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada minuto um bebê recém-nascido morre por causa de infecções causadas por falta de água limpa e higiene. Para melhorar esse cenário, o desenvolvedor Peter Ma criou um aplicativo que usa IA para detectar bactérias nocivas na água em tempo real, sem a necessidade de conexão à nuvem. O protótipo para Água Limpa com IA é alimentado pelo Movidius Neural Compute Stick da Intel e conta com taxa de precisão de 95%.

Fonte: Computerworld

25 de abril de 2019