Em meio ao avanço da indústria 4.0, a chamada quarta revolução industrial, tecnologias emergentes têm ganhado adeptos. Uma delas é a impressão 3D, que pode melhorar e mudar o pensamento de gestores na hora de comandarem suas empresas. Hoje, esse tipo de tecnologia pode representar redução de estoque, agilidade em processos e serviços, além de economia e competitividade.
Depois do período de quebra de patentes, a impressão 3D se popularizou, tanto do ponto de vista de materiais usados, quanto de variedades de aplicações. Dessa forma, o mercado de impressoras 3D tem registrado rápido avanço em todo o mundo.
Bene Padovani, consultor da Inside 3D Printing Conference & Expo – evento que será realizada nos dias 11 e 12 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – lista dez setores revolucionados pela adoção da impressão 3D.
1. Empreendedorismo
Em tempos de empreendedorismo, em que as pessoas buscam alternativas para se recolocarem no mercado de trabalho, a impressão 3D tem aparecido como solução em vários segmentos. Desde a fabricação de pequenas peças para reparo de máquinas, até a confecção de bijuterias, os produtos impressos em 3 dimensões são encontrados.
2. Educação
O uso da Impressão 3D nas escolas e universidades está revolucionando o ensino. Dos pequenos detalhes ensinados nas aulas de biologia e química, passando pela compreensão da geografia, até mesmo para treinamentos mais complexos voltados à engenharia e medicina, a impressão 3D tem enriquecido a vivencia dos estudantes em matérias e temas diversos da academia.
3. Aeroespacial
Há também os desenvolvimentos mais complexos, em que a tecnologia da impressão 3D tem de destacado. A indústria aeroespacial, por exemplo, setor em que são exigidos os mais altos padrões de desempenho, foi uma das primeiras a adotar a manufatura aditiva, por utilizar peças que suportem exposições a condições extremas, resistentes ao calor, à umidade, às substâncias químicas e aos raios ultravioleta.
A impressão 3D oferece peças com variedade de tamanhos, complexas e com alta performance e resistência. Essas peças conferem leveza e desempenho, fatores primordiais ao setor.
4. Medicina
A impressão 3D revolucionou não apenas os produtos usados na medicina, como próteses e órteses. Também mudou a forma como os procedimentos são realizados. Hoje é possível, por exemplo, simular cirurgias ortopédicas a partir de simulações feitas em impressão 3D para ajustes perfeitos.
Isso sem falar na impressão personalizadas de órgãos, pele, artérias ou partes do esqueleto, com materiais biocompativeis, que auxiliam os médicos em procedimentos mais precisos e eficazes.
5. Odontologia
As soluções em 3D proporcionadas para esse segmento vão desde aparelhos ortodônticos, passando pelos modelos que substituem os que antigamente eram feitos em gesso, até as próteses dentárias, que auxiliam os médicos em procedimentos precisos e eficazes de correção.
Nesse cenário, não apenas as aplicações são inovadoras, mas o desenvolvimento da própria tecnologia de impressão, como a estereolitografia a laser (SLA), o processamento digital de luz (DLP) e a Modelagem de Deposição Fundida (FDM), promovem eficiência e competitividade ao setor.
6. Automotivo
A impressão 3D tem modificado a forma do setor automotivo atuar, trazendo tecnologia, agilidade e competitividade. Se ate dois anos atrás o setor de veículos elétricos era capaz de imprimir motores inteiros em 3D, hoje já existem carros totalmente impressos com essa tecnologia, indicando que há um mercado de muitas possibilidades para esse segmento.
A facilidade de se imprimir em 3D, na hora de montar um veículo, um para-choque ou retrovisor, nas cores que o cliente imaginou, faz com que o veículo ganhe valor agregado e a montadora reduza estoques.
A indústria automotiva ganhou competitividade, agregou valor aos veículos e modernizou processos de fabricação em suas unidades fabris com o uso da impressão 3D ou Manufatura Aditiva.