A Assespro-RS promoveu seu segundo webinar nesta quinta-feira (23), em que mais de 60 participantes assistiram à apresentação da psicóloga especialista em inovação Leandra Zamboni sobre o tema Mindset Antifrágil e Cultura Organizacional: a necessidade de mudança de mentalidade e postura diante dos negócios atuais.
Leandra falou sobre antifragilidade a partir do autor Nassim Nicholas Taleb, especialmente com o livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos. Na obra, Taleb proclama a incerteza como algo desejável, propondo que sejam construídas mais coisas resistentes ao imponderável.
“Quem é antifrágil aprecia os erros, desde que sejam pequenos, e que vai considerá-los um aprendizado para a mudança, para a evolução”, explicou.
No âmbito das organizações, Leandra comentou que as fragilidades são criadas por meio da centralização e do intervencionismo, pelas dívidas, pela dependência de análises externas e pela ausência de desafios. Nesse contexto, também falou sobre os elementos do mindset antifrágil: a robustez emocional (preparar-se para o pior cenário e adotar uma visão de que há mais a ganhar do que a perder) e o método Barbell ou bimodal, em que se diminui as desvantagens em vez de aumentar as vantagens.
Por fim, ela também elencou atitudes para uma mentalidade antifragilista nas organizações. Entre elas, o princípio de que menos é mais – e que isso também guiará os clientes da empresa –; o fato de que pessoas e culturas são sistemas complexos e que, por isso, descentralizar é importante; a necessidade de uma forma de comunicação transparente no âmbito da empresa e da vida do profissional; o compromisso da “alma em jogo” e não ser consumido por opiniões de quem não constrói efetivamente; e para os líderes uma estratégia flanadora, ou seja, saber onde quer chegar, mas aprender com as estradas percorridas e estar aberto ao acaso.
“A base de toda antifragilidade e liberdade é a ação humana. Nós mudamos através da ação, mas antes temos que considerar nossa posição interior”, concluiu.
Veja a gravação do evento pelo link:
Reproduzir a gravação (1 h 4 minuto) | |
Senha da gravação: 3AqFpirF |
Fonte: Vicente Medeiros
23 de abril de 2020