Iniciou nesta segunda-feira, às 8h30, e segue até sexta-feira, a segunda turma do curso de certificação em Encarregado/DPO (Data Protection Officer, ou Encarregado de Proteção de Dados) promovido pela Assespro-RS, que é a primeira organização do Estado a oferecer esse tipo de capacitação. A abertura foi feita pelo diretor de marketing e eventos da Assespro-RS, Andre Mazeron.
Nessa edição, estão inscritos 44 participantes, entre profissionais dos setores jurídicos, compliance, gestão, segurança da informação e tecnologia de diversas cidades: Bento Gonçalves, Três Coroas, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Campo Bom e Gravataí. A primeira edição, realizada em abril, contou com 38 participantes.
Um deles foi o advogado João Ricardo Bet Viegas. “Mais do que uma nova legislação, a LGPD se apresenta como um reflexo do momento de nossa sociedade, com novos problemas e novas oportunidades. O curso (como a lei e a sociedade) é plural, multifacetado e compartilhado. Participar da primeira turma transmitiu a sensação de contemporaneidade: refletir sobre a proteção de dados durante sua própria transformação. Eis o novo mercado e seus desafios”, destacou.
Outro participante foi José Fernando Weege, da empresa Introduce de Caxias do Sul. “A realização do curso foi muito proveitosa no sentido de que poderemos aplicar a lei em termos técnicos e jurídicos, e reforçaremos a segurança da informação em relação aos dados pessoais. É um momento disruptivo e um momento também de as empresas entenderem a importância da segurança da informação no contexto corporativo. Será muito proveitoso para mim, em que trataremos desses temas e proveremos a continuidade do negócio das organizações”, disse.
A Assespro-RS já está com lista de espera para uma terceira turma, que deverá ocorrer no início do segundo semestre. Os cursos são realizados na sede da associação, no Tecnopuc (Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 96C).
Fonte: Vicente Medeiros
06 de maio de 2019